domingo, 4 de outubro de 2009

Dia de São Francisco de Assis

Hoje, 4 de outubro é o Dia de São Francisco de Assis. Conhecido como o protetor dos animais, dos pobres, ele nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181. Apesar de não ser adepta de adoração a santos, tenho extrema simpatia por São Francisco, que foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Sua alegria, simplicidade e ternura o transformaram um dos santos mais populares dos nossos dias. O filme "Irmão Sol, Irmã Lua, é um dos mais bonitos e emocionantes que já vi.

A sua mensagem de amor e caridade nos faz refletir sobre os nossos atos diários e a forma de como encaramos a vida. É difícil seguir esses dizeres abaixo ao pé da risca, mas deveríamos ao menos tentar.


Oração da Paz

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure maisconsolar que ser consolado; compreender que ser compreendido, amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebeé perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Henriqueta!
Também não vejo os santos como seres a serem adorados e tampouco os considero agenciadores ou lobbystas das graças de Deus.
Acredito, contudo, que suas histórias de vida nos dão exemplos vivos de que o caminho espiritual está aberto a todos. Ainda que não consigamos reproduzir os atos de fé, esperança e amor que pessoas como Francisco, Chico Xavier ou Buda fizeram.
O filme Irmão Sol, Irmã Lua é muito bonito, mas não retrata nem 10 % da trajetória de Francisco. Um homem que amou tanto o Cristo que repetiu sua paixão na própria carne.
E ainda assim, alguém que pregava a ALEGRIA. Todos os relatos falam de um Francisco alegre, que gostava de cantar todo o tempo. Dizia que o caminho para Deus que se fazia sem alegria, não era um caminho verdadeiro.
Eu tenho um livro com os relatos da vida de Francisco de Assis escrito por seus contemporâneos. Está às ordens.

Abraços, Luciano Guimarães